quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Um pica-pau no Jardim de casa



Gente, hoje acordei com o som de um pica-pau no Jardim de minha área. Corri para pegar a máquina e registrar esse momento mágico. A imagem é impressionante. Moro em uma região de proteção ambiental invadida por um desses loteamentos irregulares permitidos pelo municipio. Uma longa história.

O lado bom tem sido o registro de cenas como essas. Próximo desse local, tem um pé de açai onde dezenas de outras aves, todos os dias, vêm comer frutos. É uma festa.

Eu não poderia deixar de compartilhar esse momento com os amigos, aliás, acordar com o canto dos passaros é um privilégio de poucos e conviver com a cantoria deles, coisa mais rara ainda. Estas aves trazem vida ao ambiente agradável de meu aconchego.

Como diz Fernando Pessoa:
"(...)Sentir tudo de todas as maneiras, viver tudo de todos os lados, Ser a mesma coisa de todos os modos possiveis ao mesmo tempo, realizar em sí toda a humanidade de todos os momentos, num só momento difuso, profuso, completo e longínquo. Eu quero ser sempre aquilo com quem simpatizo, Eu torno-me sempre, mais tarde ou mais cedo (...)".

Bem, em rápida pesquisa no wikipédia, aprendi que o pica-pau, também chamado ipecu, carapina e pinica-pau é uma ave da ordem Piciformes, da família Picidae, de tamanho pequeno a médio, com penas coloridas e, na maioria dos machos, com uma crista vermelha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário